Osteoporose


Osteoporose e o Exercício

 

   De uma maneira geral, a osteoporose é uma doença que atinge os ossos, caracteriza-se pela diminuição substancial da massa óssea, dando origem a ossos ocos e finos, propensos a fracturas. A perda de massa óssea é um processo normal do envelhecimento, sendo muito mais comum nas mulheres do que nos homens.

 

   Esta doença progride lentamente, e raramente apresenta sintomas, isto é, o nosso corpo não dá qualquer indicação de que algo está mal, até ser tarde demais. A fractura ocorre sem qualquer aviso prévio e muitas vezes é espontânea (não relacionada a trauma-queda/pancada).

 

Osteoporose e o treino de musculação:

 

   Muitas das pessoas que têm osteoporose pensam, erradamente, que a prática de exercício físico aumenta o risco de fractura.

 

   Na verdade é exactamente o contrário, a prática de exercício físico, mais concretamente o treino de musculação combate e previne a osteoporose. A execução deste tipo de actividade física, aumenta a força muscular (protegendo os ossos), melhora o equilíbrio (ajuda a evitar quedas) e combate a degeneração óssea.

 

 

Cuidados antes de Começar:

 

  • Nível de Osteoporose (Qual o nível de degeneração óssea. Consulte o seu medico, para saber se pode iniciar um programa de treino);

 

 

  • Nível/Estado Físico (Os profissionais devem prescrever o plano de treino de acordo com as necessidades e condicionantes do individuo).

 

 




share

Newsletter
Nome
Email
  


Notícias
Diabetes
 
Osteoporose
 
Hipertensão (Cuidado)
 
Cancro vs Exercício
 
Exercício e a 3ª Idade
 
Anti-Envelhecimento
 
Stress e o Exercício