Diabetes


Diabetes e o Exercício

 

   Existem cerca de 360 milhões de diabéticos em todo o mundo (Agosto 2011) e todos os anos morrem milhões com hiperglicemia (concentração elevada de açúcar no sangue). Estes números embora alarmantes, não dão sinais de abrandar em anos vindouros, muito pelo contrário, irão aumentar (Organização Mundial de Saúde - OMS).

 

   A grande maioria dos casos poderiam ter sido evitados, através de dietas saudáveis, exercício físico regular e manutenção de um peso normal. Isto porque 90% dos casos são diabéticos tipo 2 (não-insulino dependentes), ou seja, são resultado de estilos de vida pouco saudáveis (OMS).

Exercício Fundamental para Diabéticos

 

   Exercício regular é fundamental para controlar o peso e os níveis de açúcar no sangue dos diabéticos, mas também para tentar evitar a evolução da doença. A prática regular de exercício físico melhora a capacidade dos músculos utilizarem o açúcar do sangue, podendo levar a uma redução na medicação dos diabéticos.

 

   Estudos desenvolvidos demonstram que, tanto os treinos aeróbicos como os de força, ajudam a controlar os níveis de açúcar quando praticados de forma regular e moderada. Até indivíduos com diabetes tipo 1 (insulino dependentes) podem beneficiar deste aumento da sensibilidade dos músculos para o açúcar (através do treino), podendo levar a uma diminuição na insulina injectada pelo diabético.

 



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