Anti-Envelhecimento


Exercício e o Anti envelhecimento

 

    O homem já há 3 milhões de anos que se desenvolveu como criatura activa e há cerca de 100 anos tornou-se sedentário, mas o nosso código genético permanece o mesmo. Quando nos tornamos inactivos vários sistemas no nosso corpo começam a falhar, um deles é o coração (motor de todo o corpo) assim como outras partes do sistema cardiovascular.

 

  

   Um estudo datado de Setembro de 2001, revelou que a prática regular de exercício aeróbico pode literalmente fazer o relógio andar para traz. Uma das conclusões do estudo, foi que mesmo em curtos períodos de tempo (6 meses), indivíduos que praticavamexercício aeróbio com regularidade podiam ganhar décadas em idade cardiovascular.

   Um dos fenómenos normais que ocorre a partir dos trinta é a perda de massa muscular, que pode chegar aos 2% por ano (1 a 2%). Um individuo, até ao final da sua vida normal pode chegar a perder cerca de 50% da sua massa muscular, perdendo força, aumentando a sua percentagem de gordura e tornando-se mais susceptível de sofrer lesões.

  

   Verificou-se em estudos realizados em gémeos que o tempo de vida das células é maior nos indivíduos que praticam exercício físico. De uma maneira geral podemos concluir que a prática regular de exercício físico pode desacelerar o processo de envelhecimento para além de dar maior qualidade de vida a quem o pratica.

    

 

 

Teste à Saúde Cerebral

 

Apoie-se num só pé… Quando se sentir

equilibrado, feche os olhos e conte

lentamente até 30 (mantendo a posição).

 

- Se conseguiu. Parabéns, goza de boa saúde cerebral.

 

- Se não clique aqui para saber a resposta.

(descubra também porque razão este teste está ligado ao envelhecimento)



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