Cancro vs Exercício


Cancro e o Exercício

 

   Infelizmente tem havido um aumento alarmante na ocorrência de vários tipos de cancro, muitas vezes com consequências fatais.

 

   É verdade que uma alimentação saudável (Nutrição – Cancro) é um factor importante no combate a muitos tipos de cancro, mas sabia que a prática regular de exercício físico também o previne?

 

  • Estudos realizados no decurso de 25 anos demonstram que indivíduos que praticam exercício físico regularmente reduzem, em cerca 60% o risco de aparecimento de cancro do colón, da mama e da próstata.
  • Exercício físico realizado com o objectivo de evitar ganho de peso, ajuda a prevenir a incidência de cancros associados à obesidade (Cancro do útero, ovários e os acima mencionados).
  • Exercício físico fortalece o sistema imunitário, aumenta o número de linfócitos, neutrófilos e de outros elementos que fazem parte das defesas do corpo. Um dos estudos demostra um aumento 3 vezes superior ao normal de células NK, que têm capacidade de eliminar células tumorais.

 

 

Indivíduos em fase de recuperação de cancro, devem praticar exercício físico!

 

   Até bem recentemente a comunidade médica considerava impensável, que indivíduos em fase de recuperação praticassem exercício.

 

   Actualmente é algo considerado fundamental na recuperação e sucesso de todo o processo.  Exercicio regular ajuda a reduzir a fadiga e náusea associada à quimioterapia, aumentar o apetite, melhorar a condição muscular e reduzir as dores associadas ao tratamento, através da libertação de substancias químicas no cérebro.

 

   Muitos destes pacientes, estão relutantes a iniciar qualquer topo de actividade física, por se sentirem demasiado fracos e frágeis, mas a verdade é que depois de o fazerem as diferenças são notórias.

 



share

Newsletter
Nome
Email
  


Notícias
Diabetes
 
Osteoporose
 
Hipertensão (Cuidado)
 
Cancro vs Exercício
 
Exercício e a 3ª Idade
 
Anti-Envelhecimento
 
Stress e o Exercício