Hipertensão (Cuidado)


Hipertensão

 

O exercício físico regular ajuda a baixar a pressão arterial e consequentemente o risco de Ataque Cardíaco e AVC.

 

   Qualquer individuo com pressão arterial superior a 140/90 (pré-hipertensão) é considerado hipertenso e, a verdade é que uma boa parte das pessoas encara o facto de terem pressão arterial alta com ligeireza, o que pode acarretar consequências graves.

  

 A hipertensão tornou-se uma doença comum no mundo industrializado em que vivemos, chegando a atingir proporções epidémicas.

   Estudos demonstram que indivíduos com pressão arterial superior a 160/95, têm um risco 150 a 300% maior de desenvolverem doenças das artérias coronárias (DAC), de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral (AVC) (ACSM, 1993). Mas atenção, o perigo de ocorrência é muito maior quando a hipertensão está ligada a outros factores de risco, como o tabagismo e o colesterol alto.

   Estudos desenvolvidos na Universidade Americana de Medicina Desportiva, demostram, que o exercício é a base terapêutica para a prevenção, tratamento e controlo da pressão arterial.

 

   O exercício físico deve ser diário e executado de acordo com indicações profissionais. É possível reduzir até 5 mmHg a pressão sistólica e 3 mmHg a pressão diastólica e, estes resultados podem ser obtidos num espaço de tempo relativamente curto ( 3 semanas a 3 meses apos inicio da actividade física), mas atenção, embora seja possível a redução da pressão arterial através do exercício, estes resultados apenas se mantêm  enquanto haja uma prática regular e continuada do mesmo.



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